Virar o jogo na hora certa: o grande desafio dos líderes

18-05-2009 21:39

Não há a menor dúvida de que o mundo vive momentos de grandes incertezas diante da atual turbulência econômica. Para as empresas, este é um período de desafios e o papel do líder é crucial para estabelecer como será o desempenho do negócio em meio às adversidades. Para qualquer gestor, é regra número um ter as metas para o ano claras e difundidas entre a equipe.

É recomendável valorizar, escutar e abrir espaço para que os colaboradores possam opinar e contribuir na solução das questões mais delicadas. Também é fundamental prosseguir com investimentos em treinamento e capacitação e evitar cortes extremos no orçamento destinado a essas iniciativas. É importante dividir com o grupo as experiências vividas anteriormente que se assemelhem com o cenário de hoje. Afinal, a economia passa por ciclos históricos que deixam lições. Para isso, deve-se reforçar a relevância do papel da equipe, mostrando que todos fazem parte de uma máquina que faz girar os negócios e que o bom funcionamento deste mecanismo beneficiará a cada um.

O líder também deve ser humilde e estar próximo de todos. Desse modo, será possível criar um clima de cordialidade, parceria e confiança, fazendo com que as pressões resultantes do momento econômico não deteriorem o ambiente de trabalho. O administrador também precisa ter em mente que não pode descontar suas frustrações nos colaboradores, pois esta é uma atitude prejudicial para o bom desempenho da empresa. Aqueles que compõem o time têm de estar claramente informados sobre os fatos e ter espaço e abertura para contribuir na solução dos desafios existentes.

Um aspecto importante para manter a equipe motivada -fator preponderante em momentos delicados- é evitar a redução no quadro de colaboradores. Possíveis demissões devem ser muito bem avaliadas, pois geram um impacto negativo nos resultados, desconfiança e insegurança. Caso a medida seja realmente necessária, o processo deve ser conduzido de forma transparente, estabelecendo critérios técnicos para as dispensas.

A comunicação é o elemento estratégico para agregar a equipe. Ao saber o que se passa na companhia, cada profissional se sentirá importante e poderá se preparar para contribuir ainda mais com a manutenção das metas da empresa.

Portanto, para semear dias melhores, o líder deve ser parceiro e transparente. Motivar e ensinar a analisar a situação corretamente. Ouvir e incentivar. Incutir o comprometimento com o trabalho e o negócio, o que se refletirá positivamente para a vida de cada um dos colaboradores, dentro ou fora da companhia.

Além da gestão do ambiente interno, o líder tem de estar atento ao relacionamento com fornecedores e clientes. É importante nunca esquecer que o cliente é a razão da existência de uma empresa. Se não for possível o crescimento, a fidelização é fundamental.

A motivação, o otimismo, a objetividade e a transparência devem prevalecer também na relação com terceiros que façam parte do dia-a-dia da empresa. Otimizar contratos, estreitar parcerias e, assim, unir esforços para entrarmos em mais um ciclo da economia.

Acacio Queiroz - Valor Econômico

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.