Tudo o que você precisa saber para aproveitar melhor o Twitter

10-08-2009 21:39
Evelin Ribeiro - Portal IDG Now!
 
O especialista em redes sociais e blogueiro Juliano Spyer lança nesta segunda-feira (10/8) o livro “Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter (você já aprendeu em uma mesa de bar)”.

Em formato digital, a obra é um guia para que pessoas e organizações descubram o potencial do serviço do microblog, que pode ser explorado para negócios, comunicação e campanhas políticas, entre outras aplicações.

O livro é dividido em três partes. A primeira aborda conceitos básicos, como o que cabe em 140 caracteres, atualização via SMS ou o que é "retuitar". Na segunda parte, há dicas de aplicação da ferramenta nos negócios e estudos de casos do uso corporativo do Twitter. O terceiro é composto pelos números do Twitter e o futuro do serviço.

O livro já está disponível para download gratuito no site da Talk Interactive, agência responsável pela criação do guia.

A seguir, confira alguns exemplos de dicas e explicações feitas por @jasper no capítulo inicial do "Tudo oq ue você precisa saber sobre o Twitter":

- Muita gente que começa a usar o Twitter, reclama da banalidade do conteúdo que circula. Isso não tem a ver com o serviço em si, mas com as pessoas que se está seguindo. Siga quem você admira e a qualidade das mensagens tende a aumentar. 

- Se não conhece muita gente que tem conta no Twitter, pesquise quem aquelas que você admira estão seguindo. Algumas das pessoas mais seguidas da Web são muito seletas em termos de quem eles seguem e essa é uma maneira de garimpar contatos novos entre desconhecidos. 

- A idéia de colocar etiquetas nas mensagens (tags) é permitir que elas sejam encontradas e identificadas por outras pessoas. Algumas tags se popularizam e se tornam hábitos entre os usuários do Twitter. Por exemplo: #fail indica que você está reprovando alguma coisa. Os escândalos envolvendo o ex-presidente José Sarney levaram a protestos pelo Twitter, fazendo a tag #forasarney se tornar muito popular. 

- Para evitar que outras pessoas sejam forçadas a acompanhar um bate-papo sem saberem do que se trata, você pode ter uma conversa privada. Basta começar uma mensagem colocando a letra "D" e o nome de usuário (“D @nome-do-usuario”), a mensagem chegará apenas à outra pessoa, é o que chamamos Direct Message ou DM. A condição para isso ser possível é que a outra pessoa esteja te seguindo também.
Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.