Proveito máximo

04-11-2009 15:26
Hugo Vidotto e Germano Lüders - Revista Exame PME
 
Como as ferramentas da internet podem aumentar as vendas e diminuir os gastos numa pequena ou média empresa? Dez empreendedores que encontraram aplicações não escritas em nenhum manual mostram o caminho

"No começo, qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia", disse o escritor inglês Arthur C. Clarke, autor do clássico da ficção científica 2001 - Uma Odisseia no Espaço. Pois nunca houve tanta mágica à disposição das pequenas e médias empresas. Basta uma conexão à internet para colocar blogs, enquetes online, redes sociais e outras tecnologias para trabalhar pelo crescimento de um negócio. Muitas custam pouco ou são de graça - outra mágica.

Para que exatamente elas servem? Como usá-las para aumentar vendas ou cortar custos? Os dez empreendedores desta reportagem encontraram a resposta: a tecnologia tem a utilidade que o homem encontrar para ela. As histórias das próximas páginas têm algo em comum -- em todas, o "como usar" não estava escrito no manual. É o caso de Rodolfo Reis, da Inovy, que recorre ao Twitter, aquela ferramenta feita para dizer o que você está fazendo agora, para economizar 30% na conta de telefone. Ou Rodrigo Ferraz, da AZ Empreendimentos, que usa uma enquete online para controlar o abastecimento de cerveja de seu restaurante -- seus custos com estoques já caíram 20%. Que esses e os outros casos contados aqui sirvam de inspiração para que você também coloque a tecnologia a serviço de sua empresa. Como se verá na reportagem, o importante é deixar a imaginação livre. É ela o bilhete para a viagem descrita por Clarke: "Os limites do possível só podem ser encontrados por quem se aventurar rumo ao impossível".

*Abaixo segue matéria sobre a Knowtec. Para ler sobre as outras empresas, clique aqui.

O funcionário escreve as regras e as obedece


Luiz Alberto Ferla
Knowtec, pesquisa e inteligência de mercado, Florianópolis, SC
Faturamento: 6 milhões de reais(1)
Ferramenta: Wiki
Uso comum nos negócios: Reunir informações inseridas e atualizadas pelos
próprios funcionários
O que a Knowtec faz: Usa a wiki para disseminar processos entre as filiais
Resultado: Os custos com treinamento de funcionários recém-contratados caíram pela metade
(1) Previsão para 2009

O engenheiro Luiz Alberto Ferla, de 43 anos, encontrou numa wiki (a tecnologia que permite aos usuários da enciclopédia online Wikipédia compartilhar e alterar seus verbetes), a melhor forma de manter um manual das principais tarefas e rotinas de sua empresa, a catarinense Knowtec, que faz relatórios de inteligência de mercado para setores como bionergia e agronegócios. Os responsáveis de cada departamento das unidades da empresa em Florianópolis, Brasília, São Paulo e Seattle, nos Estados Unidos, criam verbetes com descrições do passo a passo a ser seguido em cada tipo de trabalho. Há, entre outras instruções, roteiros completos de como devem ser os relatórios entregues aos clientes. Já foram criados 621 verbetes. O conteúdo é constantemente aperfeiçoado pelos 51 funcionários da empresa -- em dois anos, eles já fizeram mais de 5 040 contribuições. Se um deles encontrar uma nova fonte que possa ser consultada nas pesquisas, por exemplo, é só acrescentar no manual -- simples e ágil assim. "A descrição dos processos acompanha as mudanças decorrentes do nosso crescimento", diz Ferla. "Mesmo um funcionário recém-contratado aprende depressa, sem que os antigos tenham de responder sempre às mesmas perguntas." Dessa forma, os custos com esse tipo de treinamento caíram pela metade. (H.V.)
Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.