Projeto catarinense de inteligência competitiva está entre os melhores do país

08-05-2009 11:56

Premiação da ABRAIC elege case de IC da Knowtec, empresa sediada em Florianópolis, um dos três melhores do Brasil

Foi com um projeto de IC único e inédito no Brasil, voltado a micro e pequenos empresários de Santa Catarina, que a Knowtec - empresa catarinense com sede em Florianópolis - foi premiada pela Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC) na segunda edição do Prêmio Excelência em IC, entregue durante o Strategies for Competitive Intelligence 2009, evento promovido pela ABRAIC e pelo IQPC Brasil (International Quality and Productivity Center). A premiação foi realizada em São Paulo, dia 27 de abril, e consagrou os melhores cases de sucesso em IC do país. A Knowtec ficou com terceiro lugar.

O projeto apresentado pela empresa à ABRAIC foi concebido em conjunto com o SEBRAE de Santa Catarina, que contratou os serviços da empresa para que estruturasse o SIS, sigla para Sistema de Inteligência Competitiva Setorial, voltado a grupos de empresários organizados setorialmente em APLs (arranjos produtivos locais). Empresas de pequeno porte passaram a usar a IC para tomar decisões depois que o Sebrae/SC difundiu o projeto pelo estado. “Grandes empresas podem pagar por sistemas próprios de IC. Neste caso, as informações estratégicas ficam nas mãos de apenas um empresário. O diferencial deste projeto é justamente o compartilhamento de informações que possam ser úteis a mais de uma empresa”, explica Giancarlo Proença, gerente de IC da Knowtec. Isso não significa, continua Proença, que o usuário do SIS não tenha exclusividade quando solicita informações à equipe do projeto. Um relatório elaborado sob demanda, por exemplo, fica à disposição exclusivamente do empresário que o solicitou por um determinado período, para só depois ser publicado no portal do SIS na internet. “Ficar entre as três melhores do Brasil é uma vitória para a Knowtec”, comemora Rodrigo Rother, coordenador do SIS na empresa. A Universidade de Caxias do Sul foi a primeira colocada na premiação. O segundo lugar foi da indústria de produtos farmacêuticos Roche.




Giancarlo Proença e Luiz Alberto Ferla, da Knowtec, ao lado de Marcondes Cândido e Anacleto Ortigara (esq. para dir.), do Sebrae/SC, recebem o prêmio.

 

 




SEBRAE/SC se prepara para novas etapas do SIS

Quando lançou o Sistema de Inteligência Competitiva Setorial (SIS), há pouco mais de dois anos, o Sebrae/SC já sabia que teria um longo caminho a percorrer até que o público-alvo do sistema se desse conta do que tinha nas mãos: o único projeto de IC do país focado em atender micro e pequenas empresas, sem cobrar nada por isso.

Quem está por trás de todo o processo de coleta, análise e disseminação de informações que o uso da IC pressupõe admite que ainda há muito o que fazer para a consolidação dessa iniciativa. O projeto é gratuito, mas, mesmo assim, a sensibilização para o uso da IC ainda é uma das partes mais difíceis do trabalho da equipe do SIS, segundo o assessor de planejamento do Sebrae/SC, Marcondes da Silva Cândido. Para ele, a principal tarefa pendente, neste caso, é a incorporação definitiva da inteligência competitiva no cotidiano das empresas como instrumento essencial à tomada de decisão.






 

 

 

Marcondes: "Nosso compromisso agora é ainda maior"








“As empresas ainda não têm, na sua prática de gestão, a cultura de utilizar e muito menos pagar por informação. Se o SIS tivesse custo, certamente o número de empresas participantes seria bem menor”, afirma Cândido. “Quando você paga por informação, dificilmente tem um resultado imediato dessa compra. As informações qualificam a tomada de decisão, mas não garantem um bom resultado. Afinal, como você mensura o quanto uma informação é útil para sua empresa? Medir isso é complicado” – complementa o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara. Ambos acreditam que só depois de estabelecida uma cultura de tomar decisões com base em informações tratadas e diferenciadas é que essa mentalidade talvez mude. Para Cândido, a premiação representa uma chancela à iniciativa do Sebrae/SC, de oferecer um projeto de IC setorial a micro e pequenas empresas, levando até elas um processo de gestão baseado em informações estratégicas. Mas o assessor alerta: “Chegar em terceiro numa premiação nacional é ótimo, mas agora temos um compromisso ainda maior, que é a inserção sistemática e constante da IC no processo de gestão das empresas”. Quando se trabalha com IC, segundo ele, uma única informação estratégica não garante o diferencial competitivo de uma empresa inovadora, que precisará usar continuamente a inteligência competitiva para tomar decisões e se adiantar à concorrência.

Talita Garcia - Assessoria de Imprensa Knowtec

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.