Pesquisa qualitativa via internet

17-11-2009 14:13
Fernando Souza Filho - PC Magazine Brasil
 

O convívio diário com a internet traz cada vez mais inovações para a interação entre as pessoas no mundo online, afetando suas vidas e comportamentos. As redes sociais, assim como a presença online estratégica de algumas empresas, atuando com uma comunicação direta com seu target estão movimentando cada vez mais o mercado.

Em recente estudo, o IBOPE projetou a existência de 62,3 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente. Se falarmos em redes sociais, o número de usuários ativos no Brasil é de 20,6 milhões e dentro deste cenário, a pesquisa qualitativa também tem conquistado espaço, porém, a passos tímidos se comparada com a quantitativa.

O cenário tende a ser parecido com as tradicionais discussões de grupos, com participantes conectados à Internet de suas casas e presentes simultaneamente em uma sala virtual, como a de um chat/bate-papo, respondendo ao mesmo tempo às questões do moderador, que também está online.

Esta imagem remete a uma das possibilidades de Pesquisa Qualitativa via Internet, os grupos online, em um modelo em que há transposição e adaptação dos procedimentos do “mundo real” para o universo online. Contudo, surgem também formas alternativas, com metodologias diferenciadas que levam em conta as características e linguagem do mundo virtual.

Consumidores cada vez mais digitais
Rodrigo Teco, diretor da Grafikonstruct, empresa responsável por criar estratégias online para marcas e empresas, vê na web um dos espaços mais eficazes para detectar tendências de consumo. “As pessoas estão cada vez mais no ambiente digital, mais de 60% das relações acontecem via web. O número de comunidades de redes sócias sobre marcas é imenso, e se tornam um excelente cenário para descobrirmos mais sobre as relações de consumo e o que agrada ou não ao público”, comenta.

O instituto Ipsos analisou algumas vantagens no uso da pesquisa online, dentre os benefícios estão: possibilidade de estudos multifase com a mesma amostra, representatividade em cidades verticalizadas, em áreas nobres ou de alto risco, 100% de consistência dos dados coletados e a segurança garantida da homogeneidade na aplicação de um questionário.

Nos Estados Unidos, essa metodologia é bastante difundida e há um movimento de expansão, em função da possibilidade de conduzir projetos internacionais online, sem deslocamento, e de se poder reunir virtualmente pessoas que estejam em cidades, estados ou países distantes, além de reunir públicos diversificados envolvendo pessoas de alta renda, mulheres de classe média, executivos, técnicos de várias áreas, líderes de opinião, etc.

De acordo com Rodrigo Teco, a internet mudou a maneira das empresas se relacionarem com o consumidor. “O público quer vivenciar uma experiência com a marca, não pode haver um abismo na comunicação entre eles. A internet impulsionou as ações interativas, uma conversa que começa on-line é integrada na vida das pessoas por completo, para isso é preciso conhecer bem o seu público, olhar com “olhos de consumidor”, esse é o grande desafio e o diferencial das estratégias de marketing digital hoje”, explica.

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.