Negócios em 140 toques

19-04-2010 15:25
Alexandre Orrico - Folha de S. Paulo
 
Empresas usam Twitter e outras redes sociais para vender, comprar, divulgar produtos e falar com seus clientes

Um ano se passou desde quando a padaria britânica AlbionCafe (twitter.com/AlbionsOven) começou a usar o Twitter para avisar seus seguidores quando uma nova fornada de pães quentinhos ficava pronta. De lá para cá, cada vez mais marcas ingressam no Twitter, em busca de uma fatia maior do mercado e aumento dos lucros.

As grandes empresas americanas parecem ter abraçado de vez as mídias sociais. Estudo realizado em fevereiro pela Society for New Communications Research mostrou que mais de um terço das 500 maiores companhias americanas listadas pela "Fortune" usam o Twitter de forma recorrente. Entre as cem primeiras do ranking, o índice chega a 50%.

No Brasil, a presença de uma empresa no Twitter pode dobrar a quantidade de mensagens geradas sobre a marca no microblog, segundo pesquisa realizada pelo iDigo (Núcleo de Inteligência Digital). Das 50 empresas pesquisadas, 42% têm perfil no Twitter e postam, em média, cinco mensagens por dia.

Publicitários entrevistados pela Folha são unânimes: o Twitter é uma ferramenta poderosa e fundamental para a marca de quem anuncia. O alto poder de propagação e o tamanho de sua audiência no Brasil -o Twitter é a segunda maior rede social do país, com 8,8 milhões de usuários- são alguns dos fatores citados.

Algumas empresas entenderam o funcionamento das mídias sociais e, apesar de grande parte dos perfis corporativos usar o microblog para promoções ou divulgação de produtos e serviços, já há perfis empresariais criativos.

Embora o Twitter seja o nome do momento, as empresas têm outras opções para se fazer presentes no mundo virtual. O Orkut, maior rede social do país, concentra um grande número de perfis empresariais -apesar de não chamarem tanto a atenção quanto no Twitter.

Gurus
Com a popularização do uso da ferramenta por empresas, nasceu uma indústria própria de gurus digitais, que escrevem livros e sites com dicas e prometem apontar caminhos para quem quer ter sucesso nos negócios usando o Twitter.
Confira, nesta edição, uma entrevista com Sarah Milstein, coautora do livro "Desvendando o Twitter", um dos primeiros livros sobre o serviço de microblog.
No Brasil, instituições conhecidas do país que focam no mundo dos negócios já têm cursos de mídias sociais nos quais o Twitter é destacado.
_______________

Twitter quer se tornar rentável

O serviço de microblog anunciou ontem o lançamento de sua plataforma de publicidade.

Os anúncios, chamados de Promoted Tweets, serão mensagens comuns de 140 caracteres, mostradas no topo dos resultados das buscas feitas pelo Twitter.
Para conseguir esse destaque, as empresas e as organizações terão de pagá-los, como anúncios. É um modelo bastante semelhante ao que o Google já usa em seus resultados de pesquisa.

Entre os primeiros anunciantes já confirmados estão Best Buy, Sony Pictures, Red Bull, Bravo, Starbucks e Virgin America. Por enquanto, apenas um tuíte pago será exibido na página de resultados de busca.

O cofundador do Twitter, Biz Stone, disse no blog oficial do serviço (blog.twitter.com) que esta é a 1ª fase do projeto, e que poderá sofrer modificações dependendo da repercussão entre usuários e anunciantes.

A Chirp, primeira conferência de desenvolvedores do Twitter, que acontecerá em San Francisco, nos Estados Unidos, hoje e amanhã, debaterá o tema.

Parceria de gigantes
Outra forma que o Twitter tem encontrado para gerar receita é receber para que os tuítes possam aparecer no resultado dos mecanismos de busca Google e Bing.
Segundo a "Business Week", o montante gerado pelas parcerias foi de US$ 25 milhões, o que cobre as despesas anuais da empresa, estimadas em US$ 20 milhões. (AO)
Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.