Internet amplifica gafes e deslizes

06-08-2009 18:29
Ana Freitas - O Estado de S. Paulo (Caderno Link)
 

Campeão de velocidade em espalhar pisadas na bola, Twitter é proibido na Casa Branca e tem cartilha no Reino Unido

Nos últimos dias, três fatos relacionados ao Twitter, em três lugares diferentes do planeta, foram notícia. Nos EUA, o secretário de imprensa da Casa Branca informou que a ferramenta estava bloqueada por lá. O Reino Unido, por sua vez, divulgou um guia de conduta para todas as contas do governo no Twitter. E aqui no Brasil, o humorista Danilo Gentili enfrentou a fúria de seus seguidores por ter feito uma piada pra lá de sem graça. Esses episódios ajudam a perceber como é importante saber o que você deve - e não deve - fazer e falar na rede, uma vez que a repercussão pode ser muito maior.

Na Casa Branca, o secretário adjunto de imprensa informou ao blog Mediaite (mediaite.com) que a restrição de acesso ao Twitter acontece para preservar os registros governamentais e por segurança, mas que existe uma tentativa de trabalhar ao lado do escritório que define essas diretrizes para "afrouxar" um pouco as regras.

E foi pensando também em segurança de dados governamentais, além de questões éticas, que o governo britânico lançou o manual de diretrizes para seus perfis oficiais no Twitter.

No documento, que define padrões de comportamento para todas as contas relacionadas ao governo, há orientação sobre o tom das postagens, formato dos retweets, quando usar hashtags e até sobre a postura a ser adotada na hora de adicionar seguidores - nenhum perfil do governo britânico deve seguir alguém antes de receber follow desse usuário antes, porque o comportamento pode ser interpretado como vigilância ou espionagem por parte do Estado.

A iniciativa mostra que o Twitter já possui alguns códigos de conduta que, embora não sejam ditos, devem ser repetidos por aqueles que querem manter uma boa reputação dentro da comunidade.

E foi na armadilha da inadequação que caiu Danilo Gentili na última semana. Em seu perfil no Twitter, o comediante publicou uma piada que foi considerada preconceituosa por muitos de seus seguidores. O episódio gerou uma onda de repúdio.

Para a psicóloga Rosa Maria Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, um comportamento inadequado na web tem muito mais potencial de segregar um indivíduo do que um possível comportamento inadequado na vida offline. "Se você vai com a roupa errada a uma festa seus amigos podem tirar sarro de você. Quando você faz algo equivalente em um site de relacionamentos, essa reação pode ser crescer exponencialmente", exemplifica.

Danilo Gentili reconheceu que a repercussão de algo na web pode passar pelo efeito telefone sem fio e ganhar proporções muito maiores: "Achei que me superestimaram. Sou apenas mais um idiota que falou uma idiotice". Mas falou que não vai passar a se policiar sobre o que diz no Twitter. "Se eu fizer isso, não vai ser mais divertido. E se não é divertido, porque eu faria?", concluiu.

*Publicado em 3/8/2009

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.