Interatividade é a grande arma da publicidade na web 2.0, diz executivo

01-04-2009 23:08

Em workshop sobre e-mail marketing, apresentado nesta terça-feira, 17, no Web Expo Forum, em São Paulo, o CEO da agência Virid Interatividade Digital, Walter Sabini Junior, explicou que a grande tendência da publicidade na web 2.0 é a interatividade. Durante a apresentação, ele procurou mostrar como as comunicações por meios digitais dependem diretamente do relacionamento entre clientes e empresas, e como a segmentação das campanhas de acordo com o interesse de cada um é importante.

De acordo com o executivo, a publicidade via e-mail não segue padrões diferentes das outras formas de fazer propaganda, a diferença é que nos meios digitais é preciso levar em conta a interatividade e a boa relação com os clientes, para que seja criado um vínculo de fidelidade entre as duas partes. Sabini considera que o contato com o destinatário é essencial para se fazer uma campanha de sucesso. Por isso, ele alerta que se essa comunicação não respeitar os interesses e preferências do cliente, ela nunca vai funcionar. O publicitário refere-se ao fato de muitas empresas bombardearem os clientes com uma verdadeira enxurrada de e-mails, o que acaba afetando a sua reputação. “As empresas dependem de construir uma boa imagem com seu público-alvo”, enfatiza Sabini.

O CEO da Virid assinala que a segmentação das mensagens é o caminho para se fazer campanhas publicitárias eficientes. Com o retorno dos dados de comportamento de cada cliente é mais fácil criar uma mensagem de relevância. Segundo ele, feito isso, o desafio é fazer com que as pessoas queiram se cadastrar no banco de dados da empresa, mas sem que nada seja forçado.

Sabini crê que um comportamento ético, regido por boas práticas dentro das campanhas publicitárias, é essencial para que as empresas tenham uma boa imagem entre a sua base de clientes. “É preciso tratar o público-alvo como você gostaria de ser tratado”, alerta o executivo. Para ele, é preciso promover ações integradas para haver um maior retorno dos dados da clientela e uma maior personalização da mensagem. Nas palavras do palestrante, quanto mais pessoal for a campanha, melhor, porque mostra que a empresa sabe para quem está falando.

 

Fonte: Pedro Canário - TI Inside Online

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.