Faz bem sonhar acordado?

30-11-2009 17:21

Que sonhar é bom, disso ninguém discorda. Aliás, quem nunca se pegou, distraído, imaginando o futuro? Pensando em como seria bom se as coisas acontecessem exatamente da forma como pensamos? Mas, melhor do que sonhar é quando a gente vê um sonho realizado! Não tem nada melhor do que ver um filho nascendo, depois de anos de tratamento para engravidar, ou então, finalmente inaugurar o tão planejado negócio próprio, por exemplo.

Todos nós temos a capacidade de sonhar, e praticamente paramos de viver se a perdemos. Imagine viver sem ter desejos, aspirações, sem ter um motivo para lutar. Esse é um dos sintomas da depressão, uma doença que está sendo cada vez mais comum em nossos dias. E esse também é um caminho para se curar desta doença, pois quando voltamos a sonhar, e principalmente, a acreditar em nossos sonhos, recuperamos a vontade de viver.

Mas, como tudo na vida, os sonhos também devem ser dosados. Aliás, dosados não, realizados. Pensando bem, podemos sonhar a vontade, a medida em que formos realizando. O que não é uma boa idéia é sonhar apenas por sonhar. Algumas vezes ouvimos como uma crítica: “Fulano é um sonhador!”, mas qual seria a graça da vida se não pudéssemos sonhar? O importante é fazer como Gilberto Gil nos diz em uma de suas músicas: “Eleve-se ao céu com seus pés no chão”. Ou seja, sonhar sem sair da realidade. Sonhar bem acordado, planejando a sua realização.

Se formos lembrar dos nossos sonhos de criança ou adolescência, perceberemos quantos deles foram realizados, ou não. E, ainda relembrando, o que fizemos para realizá-los? Nascemos (ou aprendemos, e isso é uma outra discussão) com a capacidade de sonhar, mas uma coisa que muitos de nós temos que adquirir é a capacidade de colocar os sonhos em prática. Os sonhos não se realizam por si mesmos. Para que um sonho seja realizado ele deve ser planejado e trazido para a realidade, e isso requer persistência e foco. Esse fato pode ser facilmente comprovado através de biografias de grandes personalidades.

Noutro dia estava assistindo uma entrevista com um famoso ator, quando lhe perguntaram quais eram seus próximos planos. Ele respondeu: “não sei, eu não planejo muito, deixo a vida me levar…” Bem, acho que ele estava mentindo (por que ele era um ator de sucesso), ou então tinha muita sorte. Quando deixamos a vida nos levar, podemos ir para qualquer lugar! E esse lugar pode ser bom ou ruim. Devemos ter nas mãos as rédeas de nossas vidas, podendo escrever nosso próprio futuro.

Muitas vezes acabamos nos esquecendo dos nossos sonhos ou deixamos de acreditar neles. Nos deixamos levar pelo dia-a-dia, e vamos vivendo assim, sem um objetivo definido ou sempre pensando em nosso sonhos como algo que nunca iremos realizar. E se não fizermos nada em relação a eles, eles realmente nunca serão realizados. Há algum tempo atrás alguém me perguntou: “Quando tu tiveres 50 anos, tu queres estar trabalhando no que trabalhas hoje?” E isso me fez pensar que precisava fazer algo para mudar a minha situação. Faça esta pergunta a si mesmo, em relação as diversas áreas da sua vida, não somente a profissional. Esse exercício é importante, porque na maioria das vezes sabemos que algo não está como gostaríamos que estivesse, mas não percebemos que se não fizermos nada para mudar, continuaremos exatamente como estamos. E quanto mais tempo demorarmos para percebermos isso, menos tempo teremos para desfrutar de nossos sonhos realizados.

 

Dayse Rodrigues.

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.