Facebook alcança 500 milhões de usuários

22-07-2010 12:41
Célio Yano, de EXAME.com - Portal Exame
 

Zuckerberg, fundador do Facebook: meio bilhão de "amigos"

São Paulo - Como já se previa, o Facebook, rede social mais popular do mundo, chegou à marca de meio bilhão de usuários cadastrados. O feito foi obtido na manhã desta quarta-feira (21), e anunciado por volta das 13h20 (horário de Brasília) no blog oficial da empresa por Mark Zuckerberg, fundador do site.

"Meio bilhão de usuários é um número legal, mas o que importa aqui não é são números. O que importa são as histórias que ouvimos aqui de vocês sobre o impacto que as conexões têm nas suas vidas", diz Zuckerberg em um vídeo de agradecimento. Para celebrar a data histórica, a empresa lançou o aplicativo Facebook Stories, por meio do qual qualquer usuário pode postar a história de como a rede social foi importante em sua vida. É possível localizar as narrativas por tema e por localidade.

No início desta tarde, dois textos já haviam sido publicados por usuários brasileiros, um deles é assinado pela cantora Preta Gil. "Minha vida é tão corrida, viajo o Brasil todo com meu show Noite Preta. Quando chego no hotel, posso matar as saudades e saber por onde anda meus queridos amigos, mandar recado, ver fotos, vídeos. Isso me faz sentir menos distante, sei que mesmo de longe, eles também podem acompanhar minhas andanças e saber que estou bem, fazendo o que eu amo que é cantar. Convido todos para compartilharem suas historias", escreveu a artista.

Ao mesmo tempo, o Facebook criou uma página de agradecimento, na qual são exibidas fotos de todos os funcionários e a mensagem "Cada um de nós gostaria de agradecer cada um de vocês por fazer o Facebook parte de suas vidas". O site foi criado há pouco mais de seis anos e atingiu 400 milhões de usuários no início de 2010. Um ano antes contava com 200 milhões de usuários.

Cinema

Em meio ao sucesso da rede, está para chegar aos cinemas o filme "The Social Network" ("A Rede Social", em tradução livre), que vai mostrar os bastidores da polêmica história por trás da fundação do site. "Você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos" é a tagline da produção

Insatisfação

Ao mesmo tempo em que o Facebook cresce, os usuários que participam da rede social se mostram cada vez mais insatisfeitos com os serviços do site. Um relatório sobre o índice de satisfação divulgado na terça-feira (20) pelo Foresee Results, dos Estados Unidos, atribuiu 64 pontos, de 100 possíveis, ao site criado por Mark Zuckerberg. Segundo a pesquisa, este é um dos índices mais baixos de satisfação, comparável aos números atribuídos às companhias aéreas e empresas de banda larga.

Neste ano, o Facebook se viu envolvido em uma polêmica em torno de dados privados de usuários que o site estaria tornando públicos. No fim de maio, Zuckerberg admitiu que falhou em determinadas áreas e lançou novas configurações de privacidade.
Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.