Enfim, brasileiros descobrem Facebook

08-12-2009 15:19
Bruno Galo e Rafael Cabral - Link (Estadão.com)
 

Rede social duplica o próprio tamanho em 2009, e expõe desânimo dos usuários com o ’velho’ Orkut

Rede social boa é aquela onde estão os seus amigos. No Brasil - e praticante só aqui - esse site é o Orkut, com 70% dos internautas. Por causa disso, muitos brasileiros nunca pensaram em migrar de serviço ou, até mesmo, abrir uma conta em outra rede. Neste ano, entretanto, o Facebook mais do que dobrou de tamanho por aqui. Sem alarde, o número de usuários saltou 133% entre janeiro e maio, segundo a comScore.    

Apesar do rápido crescimento no País, o gigante continua nanico frente ao rival Orkut. Porém, não há dúvidas de que a rede de relacionamentos do Google encontrou, enfim, um concorrente a altura em território nacional. Mas como o Facebook conseguiu atrair os brasileiros, até então fiéis ao Orkut?

A resposta vem da maior diferença entre os dois sites. Se por aqui todo mundo tem uma conta no Orkut, lá fora as coisas são bem diferentes.

Ao viajar para o exterior, brasileiros descobriram que boa parte do mundo - incluindo os seus novos amigos gringos - sequer sabia o que era Orkut. Todos optavam pelo Facebook.

Foi aí que a maior rede social do mundo conseguiu quebrar a resistência nacional e juntar ainda poucos - mas fiéis - adeptos por aqui. Fábio Régis, de 21 anos, pegou a primeira onda. Em 2006, quando se mudou com a família para a Europa, foi aconselhado por amigos suecos a abrir um perfil no serviço - e não se arrepende. "Todos aqui tem Facebook, e como eu tenho amigos espalhados por vários países, é uma forma bacana de manter contato", afirma Régis, que mora em Portugal.

Ele conta ainda que após um estranhamento inicial, começou a preferir o Facebook. "Logo você se acostuma - e percebe que a organização e as ferramentas disponíveis são muito superiores", completa Fábio, que mantém o Orkut "desatualizado mesmo" só para conversar com amigos brasileiros que ainda não foram seduzidos pela nova rede.

Já Yohana de Andrade, de 21 anos, entrou no Facebook "apenas para conhecer", no início do ano passado. Mas passou a usá-lo somente neste ano, quando foi fazer intercâmbio em Washington, capital norte-americana. "Foi incrível como todas as pessoas tinham Facebook", lembra. "Não somente os americanos, mas os chilenos, mexicanos, argentinos. Enfim, todo mundo, menos nós, brasileiros", sorri Yohana, que pretende manter o Orkut, apesar de já preferir o rival.

Eis um dado comum a quase todos os brasileiros no Facebook. De acordo com a consultoria comScore, 95% dos internautas que aderem a nova rede social mantém conta no Orkut.

Para a pesquisadora em mídias sociais da PUC de Pelotas Raquel Recuero, a empolgação com o serviço do Google, que "já não traz mais novidades", está mesmo passando. "O Facebook é uma ameaça, mas as pessoas não vão abandonar o Orkut até que todos tenham migrado. Os usuários continuam em uma rede enquanto seus amigos estiverem nela", pondera.

Mas há também diferenças entre os membros dos dois serviços. A principal é que o usuário da maior rede social do mundo é mais conectado, aponta o analista do Ibope José Calazans. "40% dos brasileiros no Facebook também usam o Twitter. Entre os usuários do Orkut, esse número cai para 11%", avalia Calazans.

Outro dado que confirma a tese é o grande número de usuários que o acessa pelo celular, e isso não só no Brasil. No mundo, são mais de 30 milhões de usuários ativos que usam o Facebook pelo seu celular.

Gente como o mineiro Matheus Montenegro, de 23 anos, que usa o seu iPhone para acessar sua conta de qualquer lugar. Antes de se decidir pelo Facebook, Montenegro experimentou o MySpace, mas se sentiu "ilhado", e já há algum tempo deixou o Orkut de lado. "Mantenho um perfil no Orkut só para falar com alguns amigos que ainda não usam o Facebook", afirma.

Apesar das evidências, em contrário, o Google afirma que a ascensão do Facebook no Brasil "não coloca medo". "Ele tem uma base muito pequena, quase zero se comparada ao Orkut", afirma - sem modéstia - Felix Ximenes, diretor de Comunicação do Google Brasil. De um jeito ou de outro, é bom o Google abrir bem os seus olhos se quiser manter sua liderança nacional. Afinal, não será a primeira vez que o Facebook vem de uma condição desfavorável em um país, para, em seguida, tornar-se líder absoluto.

Números

40% foi o crescimento do Facebook no Brasil apenas entre os meses de abril e maio deste ano, segundo a ComScore

2,7 milhões é o numero de usuários do Facebook no Brasil, ou 7,8% dos internautas nacionais, segundo o Ibope Nielsen Online

21,7 milhões de usuários. Esse é o número de pessoas que o Facebook precisa reunir no Brasil, para chegar ao tamanho do Orkut.

95% dos membros brasileiros que se cadastraram no Facebook mantém, ao mesmo tempo, um conta no Orkut.

Rede de viajantes já predomina na América do Sul

Não havia um computador livre no albergue Hostal de Sammy, em Santiago, Chile, onde estive em abril. Coreanos, israelenses, franceses, australianos, americanos e revezavam os PCs para trocar mensagens com conhecidos. Na tela de todos, a mesma página com o logotipo azul do Facebook, porém, cada uma delas traduzida para o idioma de quem estivesse sentado. Fora do albergue, que fica em um antigo casarão, os jornais e revistas chilenos falavam sobre a nova moda: o Facebook. O cenário era igual no resto da viagem, que seguiu pelo Peru e Argentina. Todos estrangeiros, latino-americanos que conheci tinham perfil no site. Era a América Latina descobrindo algo que já vivíamos com o Orkut, mas, ao contrário daqui, a rede já começa conectada com o mundo. (Filipe Serrano)

Celular social

O Facebook também lidera o movimento do uso das redes sociais nos celulares. Há aplicativos do Facebook para todo tipo de telefone. A versão do site do Facebook adaptada aos celulares também é bastante completa e logo deve aprimorar o uso dos aplicativos. O Orkut também vem melhorando seu site móvel e alguns fabricantes de celular já buscam integrar os modelos de aparelhos com o acesso às redes sociais móveis.

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.