Com serviço @anywhere, Twitter busca se espalhar em sites como o YouTube

26-03-2010 10:35
Ale Nahra - Folha de S. Paulo (Suplemento Informática)
 
O Twitter quer estar em todos os lugares, nos mais importantes sites da rede mundial de computadores. É esse o objetivo do serviço @anywhere, anunciado pelo presidente do Twitter, Evan Williams, durante a conferência de tecnologia South by Southwest (SXSW), realizada na semana passada em Austin, Texas.

O @anywhere é uma plataforma aberta que permite às empresas integrarem o Twitter dentro de seus próprios sites, por meio da inserção de simples linhas de código javascript. Quando o serviço for lançado, disse Williams, empresas como Amazon, Bing, Digg, eBay, "New York Times", Yahoo! e YouTube serão os primeiros clientes. Ele não esclareceu como o serviço será cobrado.

Evans não mostrou nenhum exemplo visual de como o Twitter vai aparecer nos sites. Segundo o blog da empresa, os usuários poderão "seguir jornalistas do "New York Times" a partir das assinaturas das matérias, tuitar sobre vídeos do YouTube, descobrir novos perfis na home page do Yahoo!" -tudo isso sem precisar sair dos sites e entrar no Twitter.

Apesar da novidade, Williams não empolgou a plateia que acompanhou sua entrevista. O auditório e as seis salas de onde era possível ver a entrevista começaram a esvaziar ainda na metade da apresentação, e houve manifestações de desagrado no próprio Twitter.

Por seu lado, Williams demonstrou-se empolgado com o futuro e as possibilidades do Twitter. Segundo ele, o serviço não é uma rede social, e sim uma "rede de informação". Ele destacou o uso massivo em recentes catástrofes, como os terremotos do Haiti e do Chile.

Williams afirmou que o Twitter foi construído para funcionar mesmo em condições técnicas mínimas, justamente para que continue prestando serviço em situações precárias de acesso e conexão. O Haiti, por exemplo, é um dos países habilitados a enviar tuítes por mensagens de texto a partir de celulares.

Mesmo destacando a utilidade prática do Twitter em emergências, Williams considera também muito importante o uso trivial e descontraído realizado diariamente pela grande maioria dos usuários da rede. "A troca de informações tem um impacto positivo no mundo, e queremos construir produtos para apoiar essa troca".
Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.