Alimente Bons Pensamentos

24-11-2009 20:16

Quando resolvi escrever sobre a importância do pensamento positivo fiz uma busca em outros blogs, para saber o que se têm escrito sobre isso no momento, e a minha surpresa foi que não encontrei nenhum artigo escrito em blogs sobre esse assunto. Mas encontrei alguns sobre a importância de se evitar o pensamento negativo. Logo cheguei a conclusão de que até mesmo quando queremos incentivar atitudes e pensamentos positivos, acabamos focando nos negativos! Pensei em escrever este artigo sem citá-los, mas reconsiderei, afinal devemos avaliar os dois lados da moeda. Na verdade não devemos negar os pensamentos negativos, pois todos nós acabamos os produzindo, é importante ficarmos atentos justamente para não deixarmos que eles predominem.

As informações que chegam até nós, através dos vários veículos da mídia, derivadas dos estudos relacionados ao assunto são que os otimistas vivem mais, têm menos problemas de saúde, produzem mais no trabalho, alcançam melhores desempenhos nos estudos e são mais felizes. Mas, diante destas informações, podemos pensar: “Eles são felizes porque são otimistas, ou são otimistas porque são felizes?” Não é fácil responder a esta pergunta, da mesma forma que é difícil chegar a uma conclusão sobre se quem veio primeiro foi o ovo ou a galinha. Mas o fato é que uma pessoa infeliz com certeza está inundada de pensamentos negativos, e um bom caminho para sair da tristeza pode ser mudar a sua forma de pensar. O primeiro passo nessa jornada é se dar conta de que produz esses pensamentos, só assim é possível revertê-los.

Muitas vezes, apenas um pequeno pensamento negativo acaba por desencadear uma série de dúvidas e frustrações que podem levar uma pessoa à tristeza. E ele é como um vírus, que se desencadeia e cresce rapidamente. Pessoas negativas dizem “eu não sei” antes de se questionar, “eu não quero” antes de consultar seu desejos e “eu não posso” sem conhecer suas potencialidades. Estas pessoas passam muito mais tempo lamentando os seus problemas do que tentando encontrar soluções.

Através de atitudes positivas nos tornamos mais capazes, pois não nos colocamos limites imaginários. Quando somos otimistas, sabemos que a distância entre nossos sonhos e nossas conquistas são definidos em grande parte por nossas próprias atitudes. Somos mais felizes, porque tendemos a ver as dificuldades como algo passageiro, e acreditamos que temos a capacidade de resolvê-las, ou a força necessária para suportá-las.

Mudar a nossa atitude perante a vida não é nada fácil, mas é possível. Basta ter perseverança, pois é necessário fazer uma auto- análise constante. Precisamos estar atentos ao que pensamos para que quando um pensamento negativo surja possamos avaliar se ele realmente condiz com a realidade, antes de tomá-lo como uma verdade. Tudo na vida tem o seu lado bom, e o seu lado ruim, e para todo problema existe uma solução. A medida que começamos a modificar a nossa maneira de pensar, mudamos também nosso comportamento, e consequentemente a nossa vida.

 

Dayse Rodrigues

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.