Facebook enfrenta reclamações sobre privacidade

11-05-2010 10:29
Douglas MacMillan, Bloomberg, de Nova York - Valor Econômico
 
O Facebook, maior rede social do mundo, enfrenta uma renovada onda de críticas de grupos de consumidores, que alegam que a companhia não está fazendo o suficiente para proteger as informações, depois que uma falha de segurança expôs mensagens particulares trocadas entre amigos.

As recentes mudanças no Facebook "violam as expectativas dos usuários, diminuem sua privacidade, e contradizem o que o próprio Facebook representa", disse Marc Rotenberg, que dirige o Electronic Privacy Information Center (Epic), um dos 15 grupos que reclamam do Facebook em um requerimento submetido à Federal Trade Commission (FTC), na quarta-feira à noite.

Os assinantes pedem que a órgão de controle americano investigue as práticas de privacidade do Facebook e force a empresa a adotar mais medidas para melhorar a proteção contra brechas de segurança. A reclamação se segue ao esforço do senador Charles Schumer, do Partido Democrata, que na semana passada pediu que a FTC faça uma revisão de como as redes sociais na internet lidam com as informações dos usuários.

Os grupos de consumidores intensificaram as críticas ao Facebook este mês depois que a companhia adicionou recursos que permitem aos usuários falar a seus amigos sobre produtos e outros sites de internet de que eles gostam.

Ao adicionar ferramentas ao site, o Facebook alterou a maneira como o perfil de informações do usuário é classificado e exposto, de acordo com a queixa feita à FTC. O resultado, segundo a Epic, é que "o Facebook agora revela informações pessoais ao público que os usuários do serviço haviam previamente limitado".

"Nossas novas ferramentas fornecem às pessoas ao redor do mundo experiências úteis que são transparentes, consistentes em relação às expectativas dos usuários, e totalmente compatíveis com as exigências legais", disse Andrew Noyes, um porta-voz do Facebook, numa declaração por e-mail.
Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.