Exporte para Cuba

20-09-2008 00:00

Na primeira semana de Novembro, ocorrerá a XXVI Feira Internacional de Havana (FIHAV). Realizada anualmente, a feira tem caráter multissetorial, e atrai a participação de diversos países.

A FIHAV existe há mais 25 anos e tem se tornado em um importante meio de prospecção e introdução de produtos e serviços no mercado cubano. Além disso, a feira contribui para estreitar as relações comerciais entre países e oferecer às empresas participantes a oportunidade de inserção e consolidação no mercado cubano.

Há grande espaço para as pequenas e médias empresas venderem para Cuba. É um mercado muito importante para estas empresas por dois motivos: Em primeiro lugar, eles são menos exigentes com os produtos e serviços que os europeus e em segundo, a demanda de consumo não é das maiores na ilha, por isso os pedidos são menores. Assim, as grandes empresas não entram na disputa.

A cada edição, a FIHAV reafirma seu status de evento-chave para a promoção de produtos e serviços no mercado cubano. Na última edição de 2007, estiveram presentes 1,2 mil expositores de mais de 40 países, que ocuparam uma área de exposição de 17,3 mil m2 e fecharam negócios da ordem 400 milhões de pesos cubanos conversíveis (R$ 800 milhões de Reais).

A FIHAV possibilita o contato entre a empresa expositora com o grande número de clientes e representantes de outros mercados, além do próprio governo cubano. São representantes, profissionais e técnicos que poderão firmar inúmeras oportunidades de negócios, o que só é possível ocorrer de forma simultânea por se tratar de uma feira de âmbito internacional.

A ACIP participou de uma missão na FIHAV 2007, onde constatou a oportunidade de empresas da Grande Florianópolis em realizarem negócios com Cuba. Segundo o diretor de relações institucionais da entidade, Adriano Mattos, “Cuba é uma ótima oportunidade de negociação para as empresas de Santa Catarina, pois a feira é de caráter multissetorial e o mercado brasileiro tem uma grande fatia no mercado cubano, sendo o 4º maior exportador para aquele país. Além disso, possuímos vários núcleos setoriais que podem atuar em conjunto nas negociações”. Na oportunidade foi realizado o irmanamento de Matanzas com Palhoça, onde a ACIP foi auxiliadora neste processo.

A ACIP já está a dois anos na prospecção do mercado Cubano, onde tem mantido constante relacionamento através da Sra Diana Rivas, diretora da Câmara de Comércio de Cuba, que salientou o interesse em negociar com empresas de nossa associação.

Para a FIHAV 2008, a ACIP já reservou um stand no pavilhão do Brasil, e levará empresas associadas ou não à associação. Os preços são acessíveis e o empresário pode optar pela ACIP representar ou acompanhar a comitiva.

 

As empresas interessadas devem entrar em contato para agendar reunião.

Marcos Souza
Diretor de Relações Internacionais e sócio da Idea Consult
Celular: 48 9977.1238

Adriano Mattos
Diretor de Relações Institucionais e sócio da Idea Consult
Celular: 48 9926.5251

 

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.