Especialista em Facebook fala sobre importância da rede social no meio empresarial

18-08-2010 15:12

 Com mais de 500 milhões de usuários, o Facebook conquistou em 2010 o título de site mais visitado do mundo – ultrapassando até mesmo o buscador Google. Segundo Clara Shih, uma das maiores especialistas sobre o assunto, as pessoas e empresas não podem deixar de estarem onde seus clientes estão.


Em sua palestra no primeiro dia de Digital Age 2.0, maior evento de mídia social no Brasil, que começou na manhã dessa quarta-feira, em São Paulo e vai até amanhã, quinta, dia 19, a americana enfatizou a importância de se usar o Facebook como uma ferramenta aliada às estratégias da empresa para conseguir atingir o púbico alvo e promover ações mais efetivas.

Clara iniciou sua palestra falando sobre o crescimento da base instalada de usuários de redes sociais no Brasil nos últimos anos. Segunda ela, o brasileiro tem a maior média de conexões online do mundo, com cerca de 360 contatos contra 200 dos Estados Unidos, que aparece entre os cinco primeiros.

“Nos últimos seis meses, o Brasil cresceu absurdamente rápido em redes sociais como o Twitter e o Facebook, que possuem média de 6 milhões de usuários brasileiros cada”, disse Clara.

Segundo dados apresentados pela especialista, 73,5% das empresas americanas já consideram as mídias sociais primordiais para a estratégia de suas empresas. “O Facebook é a principal forma dessas empresas conseguirem conversar e conhecer seu público”, disse.

Clara explicou também como o relacionamento aberto dos usuários com o Facebook é imprescindível na hora de pesquisar e coletar dados. “Quando fui criar um site para o meu livro, decidi fazer uma página dentro do Facebook ao invés de um website tradicional”, disse. “Desta forma, eu posso ter acesso a informações dos usuários que eles jamais compartilhariam comigo em um site fora da nuvem do Facebook”.

Usar o Facebook como agregador foi a estratégia usada por Clara quando ela criou, ainda em 2007, o primeiro aplicativo de negócios interligado com o site, o “Faceconector”. “Ao interligar o Facebook ao seu serviço, a empresa consegue ter acesso aos gostos de seus consumidores e estreitar o relacionamento, criando um novo e poderoso canal de comunicação”.

Tendências

Para exemplificar como fazer utilização efetiva do site, Clara apresentou algumas tendências. A primeira é saber escutar seu cliente ou consumidor, entender seus problemas para conseguir criar uma estratégia para resolvê-los. “Quando você investe no seu público, eles investem em você. Tornam-se evangelizadores”.

Clara enfatizou também que usar as ferramentas de publicidade do Facebook é uma ótima maneira de filtrar e encontrar exatamente quem são as pessoas que você deseja encontrar e atingir. Em seguida, ela falou sobre pequenas empresas que começam a trocar seus websites por páginas no Facebook. “Essa é uma tendência que está ganhando cada vez mais força nos Estados Unidos, e ajuda empresas menores a conseguir melhores resultados”.
Por fim, a especialista falou sobre os jogos, como Farmville, da produtora Zinga, que conseguiu reunir mais de 71 milhões de jogadores em seus jogos hospedados dentro do Facebook.

Clara Shih

Clara é autora do livro “The Facebook Era”, onde ela explica os detalhes minuciosos de como utilizar o maior site do mundo como ferramenta aliada nas estratégias de comunicação de uma empresa. Em 2007, ela criou o primeiro aplicativo empresarial a ser ligado ao Facebook e tornou-se referência mundial no assunto. Ela acredita que o sucesso do Facebook na publicidade está ligado à sua abordagem sobre o que as pessoas gostam, criando uma comunicação mais transparente e efetiva.

O Digital Age 2.0 é o principal congresso de comunicação digital e marketing que antecipa tendências no Brasil. O tema deste ano é “Ideias para um mundo em transformação” e discute o presente e o futuro da comunicação digital, considerando um cenário definitivo para a transição do analógico para uma realidade totalmente digital e conectada.

O Digital Age 2.0 é o principal congresso de comunicação digital e marketing que antecipa tendências no Brasil. O tema deste ano é “Ideias para um mundo em transformação” e vai discutir o presente e o futuro da comunicação digital, considerando um cenário definitivo para a transição do analógico para uma realidade totalmente digital e conectada.

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.